14 de mai. de 2013

UNIRIO AVANÇA NA LUTA CONTRA A EBSERH!

*por Lara Sartório


A última quinta-feira, dia 9 de maio, foi marcante para a história política da UniRio. Um ato com cerca de 150 pessoas dos três segmentos da universidade se configurou como força decisiva para suspender o Conselho Universitário, arbitrariamente convocado pela reitoria para a “aprovação da adesão à EBSERH”.


Professores, técnicos e estudantes da UniRio se organizam através de um Fórum, fruto da greve geral na educação, que agrega os setores combativos de esquerda e transcende às entidades representativas da universidade. É esse Fórum que enfrenta a privatização dos hospitais universitários e luta por uma Universidade Popular!


O Fórum começou a intervir e pautar a EBSERH nos conselhos superiores da UniRio no ano passado, reivindicando a necessidade de amplos debates acerca da matéria. Ainda que os conselhos sejam espaços bastante conservadores e desfavoráveis à nossa luta, as intervenções resultaram em vitória dos contrários à empresa com a promessa do reitor de que os debates em todos os campi ocorreriam antes de qualquer deliberação. Entretanto, sob o argumento  de estar sendo pressionado pelo governo, o reitor da UniRio convoca um Consuni para a “aprovação” da EBSERH, indo na contramão do que havia sido discutido nas instituições representativas da universidade e em total desrespeito à autonomia universitária. Sendo a realização de debates uma exigência do próprio regulamento da EBSERH, e uma irregularidade assinar um contrato de que se desconhece os termos, o ‘cheque em branco’ colocado à mesa pelo reitor e governo não passou no conselho da UniRio e não passará nas próximas sessões!

Com a sala dos Conselhos completamente tomada por estudantes e servidores da Unirio, o reitor não teve outra saída que não fosse atender à notificação entregue pelos três segmentos, dias antes da sessão, que solicitava a suspensão. Não nos retiramos do Conselho até que o reitor também se comprometesse com um Calendário de debates elaborado por uma comissão paritária dos três segmentos. Nesse mesmo momento, a resistência da comunidade acadêmica também suspendia o Conselho na UFRJ. Sabemos que esse é um primeiro passo vitorioso, mas que a luta deve seguir ainda mais forte e para vencer! Convidamos todos a construírem os próximos passos para BARRAR A EBSERH!

 

UNIRIO E UFRJ dizem não à PRIVATIZAÇÃO! EBSERH a gente NÃO QUER!

* Lara Sartório é estudante de Ciência Política da UNIRIO e militante da UJC

Confira todas as fotos do ato



Nenhum comentário:

Postar um comentário