17 de abr. de 2013


SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO POR UMA UNIVERSIDADE POPULAR - UFF


Nestes últimos anos a UFF tem sido palco de muitas lutas. O movimento estudantil vem reivindicando a extinção dos cursos pagos dentro da universidade, o transporte intercampi e a ampliação da assistência estudantil, para que estes possam permanecer e concluir seu curso, a greve estudantil nacional, entre muitas outras bandeiras e lutas da universidade e da cidade de Niterói para conectar a universidade com as demandas populares. Contudo, o governo veicula a imagem de uma universidade mais acessível e aberta ao povo. Mas o que as propagandas não mostram é o projeto de privatização e de precarização que vem sendo implementado. Sem dúvidas o número de vagas aumentou e de forma alguma somos contra isso por princípio. Muito pelo contrário. Defendemos a universidade pública como um direito de tod@s. Nossa luta se move contra a forma como a expansão das vagas está acontecendo. Uma expansão que não é acompanhada da contratação de mais professores, da ampliação do número de bolsas para apoiar os estudantes que passam por dificuldades financeiras, da construção de moradias e de bandejões.


A mesma lógica que permite que haja cursos pagos dentro da universidade pública é a que pretende privatizar os hospitais universitários, como o Antônio Pedro, ligado à UFF. Nós, da União da Juventude Comunista, defendemos que a educação e a saúde devem estar a serviço do povo e, portanto, afastadas da lógica que pretende transformar esses setores tão importantes em mercadoria. Lutamos também pela aproximação entre a universidade e as necessidades das classes populares. Você já se perguntou sobre qual a importância e qual a finalidade dos conhecimentos que você adquire na universidade?

Gostaríamos de te convidar para participar do Seminário de lançamento do Movimento por uma Universidade Popular - UFF, que será realizado no dia 18 de abril, às 13:30, no campus do Valonguinho, sala 506. Vamos discutir questões importantes, como o projeto de privatização da UFF, a universalização do acesso à universidade e a aproximação entre o espaço universitário e a população em geral. Essas questões afetam nosso cotidiano e discuti-las nos ajuda a planejar nossa ação para construirmos uma universidade e uma sociedade mais justas. Participe conosco, traga suas ideias, vamos lutar por uma educação pública, gratuita, de qualidade e popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário