27 de out. de 2014

UFF: Por um DCE combativo e unido aos movimentos sociais.

O movimento estudantil da UFF viverá um dos momentos mais agitados do ano: a eleição do Diretório Central dos Estudantes, o DCE. Este é um importante instrumento de organização estudantil, que pode ser igualmente relevante para a cidade de Niterói.

A importância de um DCE combativo, que mobilize os estudantes é vital para as lutas destes, dos movimentos sociais, da cidade. O DCE da UFF, por exemplo, cumpriu um importante papel na ocasião da famigerada tragédia do morro do Bumba em 2010, para barrar os cursos pagos na universidade, lutando pelas reais pautas dos estudantes, etc. Entretanto, esta gestão cumpriu um papel inverso: engessando o movimento estudantil, represando a revolta dos estudantes, subserviente a política meritocrática, precarizante, mercadológica do governo para universidade e totalmente a insensível ao grande abismo existente entre a universidade e a classe trabalhadora.

Vivemos na UFF, o que é uma tônica das universidades públicas, os desdobramentos de um projeto político de universidade que está longe de atender as demandas da população, mas sim aos interesses da iniciativa privada. Por isso, vem se organizando a chapa Oposição DCE UFF, que ainda está em construção, feita por estudantes que lutam por um DCE de lutas, mobilizador, que se posiciona a favor de outro projeto de educação oposto ao que está colocado. Além de engajado nas lutas contra a elitização da cidade de Niterói -vide projetos da prefeitura como “calçada limpa” -, o ascenso da violência à mulher, as tentativas de privatizar o hospital universitário, entre outros ataques aos interesses da população. Por isso, estamos organizando diversas atividades para formar a chapa, dialogar com os estudantes e acumular um programa político afim de lutar um DCE que de fato cumpra seu papel e não esteja à serviço do governo federal, da reitoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário